O projeto prevê a plantação de um total de 288 mil árvores até abril de 2021.

No âmbito do projeto de reflorestação em curso, promovido pela Câmara Municipal do Funchal, já foram plantadas 195 676 espécies arbóreas no Parque Ecológico do Funchal, em cerca de 200 hectares.

O objetivo da Autarquia era concluir a reflorestação até ao final de 2020, porém foi necessário reprogramar a conclusão dos trabalhos devido às paragens impostas pelo contexto de crise pandémica e também devido ao tempo quente que se fez sentir durante o período em que estava estipulada a plantação. Este é um investimento que ascende a 1,4 milhões de euros, numa área de 407 hectares.

Miguel Silva Gouveia considerou a questão da Sustentabilidade Ambiental como um dos objetivos estruturais para o Funchal na próxima década e a reflorestação do Parque Ecológico é tida como determinante para a necessária adaptação e resposta do Município à crise climática.

Assim sendo, a reflorestação do Parque resultou de uma candidatura da Câmara Municipal do Funchal ao PRODERAM 2020, com o intuito de reparar os danos causados nos incêndios do verão de 2016. Esta medida, em larga escala, é comparticipada pela União Europeia (FEDER), na ordem dos 85% do valor total.

Paralelamente, decorrem no Parque Ecológico do Funchal trabalhos tendentes à limpeza de espécies invasoras, tendo já sido intervencionados com sucesso cerca de 298 hectares de terreno.

Fonte: https://www.funchal.pt