No dia 2 de agosto de 2021, pelas 15h00, terá lugar a apresentação pública do projeto MICROCENO, na sala da Assembleia Municipal do Funchal.

Este evento contará com a participação de representantes da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space) e do cosmonauta Sergei Kud-Sverchkov da Agência Espacial Russa (Roscosmos), que irá expor a sua experiência na expedição às Selvagens e a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

Nesta apresentação pública marcarão presença Miguel Silva Gouveia, Presidente da Câmara Municipal do Funchal, a Reitora e o Vice-Reitor da Universidade de Évora, para além dos cientistas envolvidos neste projeto.

No final do evento, será apresentado um pequeno fragmento do documentário que mostra esta extraordinária expedição, e será servido um Madeira de Honra, oferecido pela Autarquia.

15:00-15:30 – Boas-vindas e Abertura

Moderação: Manuel Biscoito

• Miguel Silva Gouveia, Presidente da Câmara Municipal do Funchal
  • Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora
  • Ana Z. Miller, Investigadora Responsável do projeto Microceno (Universidade de Évora)

15:30-16:00 – Um pouco de história sobre as Ilhas Selvagens. 50 anos da Reserva Natural

Moderação: Ana Z. Miller

• Manuel Biscoito, Museu de História Natural do Funchal
  • Frank Zino, Ornitólogo e residente na Ilha Selvagem Grande
  • Carolina Santos, Divisão de Gestão e Valorização de Áreas Classificadas, IFCN IP-RAM

16:00-16:30 – Projeto MICROCENO: Exploração científica multidisciplinar para o estudo dos tubos de lava das Ilhas Selvagens

Moderação: António Candeias e Ana Z. Miller

• Teresa Caldeira, Universidade de Évora – Análises de compostos bioativos com interesse para a indústria farmacêutica.
  • Igor Tiago, Universidade de Coimbra – Estudos funcionais de genes envolvidos em processos de biomineralização.
  • José María de la Rosa, IRNAS-CSIC – Reconstrução de alterações ambientais em tubos de lava.
  • Francesco Sauro & Samuel Payler, Agência Espacial Europeia (ESA) – Geologia e mineralogia em grutas vulcânicas. Preparação para exploração espacial usando análogos de Marte.
  • Matteo Massironi, Universidade de Pádua – Desenvolvimento de mapas tridimensionais de grutas vulcânicas e sua implicação em futuras missões espaciais

16:30-16:40 – Cooperação científica para o projecto Microceno

• Manuel Wilhelm, Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space)

16:45-17:00 – Experiência na estação espacial internacional (ISS). Exemplo de cooperação internacional para a exploração e o conhecimento