Uma centena e meia de pessoas com incapacidades auditivas requisitaram os equipamentos de audioguias  disponíveis nos museus da Câmara Municipal do Funchal, durante o ano de 2020.

Este é um número expressivo já que, no ano passado, devido à pandemia covid-19 os museus estiveram encerrados após a segunda quinzena de março e durante o mês de abril e maio.

A Justiça Social e a Equidade são dois pilares estruturantes de ação deste Executivo Municipal. Nesse sentido, em 2019, Miguel Silva Gouveia apresentou estes inovadores sistemas de audioguias, de modo a democratizar o acesso à Cultura no concelho.

“Temos trabalhado muito para tornar os museus municipais plenamente inclusivos, porque acreditamos que ninguém deve ser deixado para trás. Este foi um investimento cofinanciado pelo Turismo de Portugal que garante visitas autónomas aos cidadãos com deficiência auditiva”, explica o autarca.

Com efeito, o facto de 155 pessoas terem requisitado estes audioguias, num ano sem precedentes para a Cultura, é sinal da importância da implementação destes equipamentos na consolidação da estratégia de acessibilidade do Município.

Assim sendo, os visitantes com incapacidade auditiva (pessoas com surdez total ou parcial), têm desde 2019, a oportunidade de aceder a conteúdos histórico-informativos através da descrição em áudio e com recurso à Língua Gestual Portuguesa, em cerca de 20 equipamentos preparados para o efeito.

Acrescente-se que, a conceção deste projeto contou com a colaboração de conselheiros de conceitos, ou seja, de indivíduos com diferentes graus de incapacidade auditiva, que contribuíram para a validação dos conteúdos e para a solução tecnológica implementada.

De salientar que, durante o ano de 2020, o mês com mais utilizações destes equipamentos foi janeiro (33), seguindo-se agosto (26), fevereiro (20), dezembro (16), outubro (15), novembro (12), junho e julho (20), março (9), setembro (4).

Em 2019, o Museu Henrique e Francisco Franco recebeu uma Menção Honrosa, no âmbito dos prémios Acesso Cultura que distinguem as entidades e projetos que se diferenciam pelo desenvolvimento de políticas exemplares e de boas práticas na promoção da melhoria das condições de acesso, nomeadamente físico, social e intelectual, à participação cultural em Portugal.

A Autarquia foi ainda reconhecida pela Comissão Europeia com uma Menção Honrosa no âmbito do Prémio Cidade Mais Acessível 2017. Miguel Silva Gouveia, em suma, enaltece o trabalho deste Executivo em tornar o Funchal uma cidade para todos.