A Câmara Municipal do Funchal, em parceria com a Rádio 88.8 JMFM, Imprensa Académica e Museu Vicentes, apoia um projeto inédito da Associação Teatro Bolo do Caco, em colaboração com o Teatro Municipal Baltazar Dias.

Trata-se da produção de duas radionovelas, a primeira intitulada ‘Mão de Sangue’ conta com nove episódios, que serão transmitidos através da rádio (88.8JMFM/Santana e Calheta) aos sábados e no canal de Youtube da Câmara Municipal do Funchal aos domingos.

Mão de Sangue – Ep.1

Mão de Sangue – Ep.2

Mão de Sangue – Ep.3

Mão de Sangue – Ep.4

Mão de Sangue – Ep.5

Mão de Sangue – Ep.6

Mão de Sangue – Ep.7

Mão de Sangue – Ep.8

O objetivo da Autarquia é amparar os artistas, garantindo o direito à criação artística, nesta altura difícil de crise pandémica, e assegurar, por outro lado, que os funchalenses tenham acesso à Cultura, um bem de primeira necessidade, de acordo com as prioridades de governação deste Executivo.

Miguel Silva Gouveia, presidente da Câmara Municipal do Funchal, explica que o Município “reassume, assim, o compromisso de continuar a procurar soluções para apoiar os profissionais do sector, e para que as produções culturais do concelho continuem a chegar a todos”.

O teatro radiofónico iniciou-se na década de 1940 e teve uma maior popularidade nas estações de rádio entre as décadas de 50 a 70 do século passado. Na altura era através da telefonia que se ouviam as histórias adaptadas dos folhetins, trazidas nas ondas hertzianas. É um pouco nesse espírito revivalista que o Teatro Bolo do Caco se vai reinventar para fazer frente a este período em que as salas de espetáculo estão encerradas ou limitadas ao público.

Com efeito, através de um formato podcast/radionovela foram, assim, gravados nove episódios em áudio por um grupo de atores e outros profissionais das artes que dão voz e alma às personagens deste enredo, sendo que cada episódio terá entre 12 a 15 minutos, e será lançado um por semana, entre fevereiro e abril.

Esta primeira radionovela é uma adaptação do romance ‘A Mão de Sangue’, da autoria do madeirense João Augusto de Ornelas. A obra foi editada pela primeira vez em 1874, tendo no ano passado sido reeditada pela Imprensa Académica, com a ajuda de Leonor Martins Coelho. A história começa numa noite escura, algures no Funchal do século XVII, onde dois irmãos procuram envenenar a sua irmã, para herdar totalmente uma fortuna familiar. No trilho sanguinário, os irmãos passam depois pelo Brasil, onde nada mais deixam do que sangue e lágrimas. A história passa ainda pelo Porto e por Madrid.

A adaptação do texto é de Xavier Miguel e a direção de atores é de Eduardo Luiz, que é também o narrador. Luís Pimenta vai interpretar o papel de “Júlio”, Xavier Miguel o de “Fernando”, Hélder Agrela o de “Roque” e de “Tomás”. Cristina Nunes aparece como “Josefina”, Diogo Gonçalves como “Corregedor” e “Criado”, Pedro Monteiro é o “Médio”,  Guilherme Mendonça é “Henrique”, Mariana Faria é “Luciana”, Paulo Renato e Marcos Góis interpretam “Luís” e “Leandro”, Sara Cintia assume as personagens “Rosália” e “Maria”, e Catarina Claro “Viscondessa” e “Joana”.

Uma segunda radionovela está já prevista, ainda que o autor e a obra em causa estejam em aberto.