A Câmara Municipal do Funchal vai atribuir, durante este período de pandemia, hortas urbanas municipais aos munícipes, sendo que existem ainda algumas vagas por preencher.

Esta é mais uma medida que vai ao encontro de um dos pilares mais estruturantes deste Executivo: a Sustentabilidade Ambiental.

Esta iniciativa é ainda uma forma de fomentar na população funchalenses as boas práticas de agricultura, principalmente nesta altura de crise pandémica, e constitui-se ainda como um regresso às raízes.

A atribuição de hortas urbanas municipais é um projeto com muito sucesso, e gera muita procura pelos munícipes, uma vez que estimula as práticas de cultivo que aproximam o cidadão da natureza e o respeito pelo equilíbrio ambiental. Além disso, potencia o vertente sociocultural que permite o incremento da qualidade de vida dos seus utilizadores e promove a instituição de hábitos de vida saudáveis.

Nesse sentido, esta prática de Sustentabilidade Ambiental e Económica tem vindo a ser otimizada ao longo dos anos pela Câmara Municipal do Funchal.

As inscrições estão sempre abertas neste sítio eletrónico.

Os candidatos às hortas urbanas municipais irão receber, todos os sábados do próximo mês de março, uma formação intitulada “Horticultura em Espaços Urbanos”, das 9h às 12h30, no Edifício dos Viveiros.

O objetivo desta ação de formação é dotar os candidatos à horta urbana de conhecimentos práticos das técnicas utilizadas no modo de Produção Biológico que visam manter a saúde dos solos, dos ecossistemas e das pessoas.

O programa irá versar sobre os seguintes temas:

• Gestão da fertilidade do solo: Compostagem; Adubação verde; Empalhamento; Rotações/Consociações; Práticas complementares de fertilização (fertilizantes/corretores autorizados em Agricultura biológica).
  • Gestão das ervas: As ervas como recurso; Práticas de supressão das ervas. Gestão de pragas e Doenças: Limitação natural /luta técnica; Indução de resistências naturais; Utilização de plantas para controlo de pragas e doenças; Produtos comerciais permitidos em Agricultura biológica.

Mais se acrescenta que antes da pandemia COVID-19, o programa desta formação contemplava ainda uma aula prática de Conversão para Modo de Produção Biológico: Plantação de uma Horta Urbana segundo as técnicas de Agricultura Biológica. Contudo, na tentativa de reduzir ao máximo o contacto presencial e a probabilidade destas formações poderem constituir focos de propagação, optou-se por manter apenas a formação teórica, sendo essa imprescindível.