A iniciativa “Clean Up the World – Limpar o Funchal do Mar à Serra”, que decorreu na última quinta-feira, recolheu 4500 kg de resíduos, no âmbito do programa de Ambiente das Nações Unidas.

Esta foi uma iniciativa de cariz ambiental e social, promovida pela Câmara Municipal do Funchal, através do Departamento de Ambiente, e que foi possível devido ao empenho de voluntários, entidades públicas e privadas, que imbuídos pelo espírito “pensar global, agir local”, conseguiram deixar os espaços públicos da cidade mais limpos.

Embora o ano 2020 esteja a ser marcado pela crise pandémica, e esta iniciativa ter sido cancelada na primeira data prevista, dia 26 de novembro, devido ao mau tempo e o que se repercutiu num menor número de voluntários, a edição do “Clean Up The World – Limpar o Funchal do Mar à Serra” deste ano conseguiu recolher mais lixo do que nos anos de 2014 (2820 kg), 2015 (4200 kg), 2017 (2430 kg), e 2018 (1900 kg).  Apenas o ano de 2016 foi equivalente a este, em que foram recolhidos 4500 kg de resíduos e o ano passado, quando se conseguiu recolher mais lixo, 6000 kg.

Fonte: www.funchal.pt