A Campanha “Clean Up The World – Limpar o Funchal do mar à serra”, devido às condições climatéricas, foi ADIADA para o próximo dia 04 de Dezembro.

A Câmara Municipal do Funchal associa-se uma vez mais à campanha mundial “Clean Up the World”, inserida no programa de Ambiente das Nações Unidas que se realiza no próximo dia 04 de dezembro de 2020.

Desde 2007 o Funchal tem participado ativamente nestas campanhas anuais que envolvem conjuntamente diversos serviços da CMF, dos quais destacamos o Departamento de Ambiente e o Departamento de Educação e Qualidade de Vida na campanha intitulada “Clean Up The World – Limpar o Funchal do mar à serra”.

Esta iniciativa conta com o contributo ativo dos voluntários de várias entidades públicas e privadas sem o qual não seria possível atingir o fim a que a CMF se propõe.

“Pensar Globalmente, Agir Localmente” é o lema da campanha e retrata bem os seus objetivos que são: o de sensibilizar para a limpeza e conservação do meio ambiente, socorrendo-se para isso da ação voluntária de pessoas dispostas a colaborar na recolha de lixo de zonas públicas.

No ano de 2014 no Funchal, associaram-se 843 voluntários e foram recolhidos 2.820 kg de lixo. Em 2015, na mesma campanha, associaram-se 879 voluntários e foram recolhidos 4.200 kg de lixo. Em 2016, no Funchal, associaram-se 1276 voluntários e foram recolhidos, 4.500 kg de lixo. Um ano depois, 2017, associaram-se 1216 voluntários e foram recolhidos, pelos serviços camarários, 2430 kg de lixo. Mais recentemente, em 2018, participaram cerca de 1000 voluntários, sendo recolhidos 1900 kg de lixo e no ano passado, 2019, participaram cerca de 1376 voluntários, sendo recolhidos 6000 kg de lixo.

Este ano e face à conjuntura atual devido à pandemia COVID-19, apenas algumas entidades irão participar devido à necessidade de garantir as medidas de segurança conforme recomendações das entidades oficiais. Neste sentido irão intervir as juntas de freguesia, a Guarda Nacional Republicana (GNR) – Equipa dos GIPS, o Exército (RG3 e Pelotão de Polícia do Exército do Comando da Zona Militar da Madeira), os Bombeiros Voluntários Madeirenses (BVM), a Empresa Municipal Frente Mar Funchal, o Parque Ecológico do Funchal, a Associação Olho-te, o Centro Comunitário do Funchal, bem como os utentes dos centro comunitários Pico dos Barcelos, Galeão, Santo Amaro, Palheiro Ferreiro da Câmara Municipal do Funchal.

Os trabalhos limpeza e de sensibilização iniciar-se-ão a partir das 9 horas do dia 04 de dezembro e os voluntários irão dividir-se por vários palcos de ação dos quais podemos destacar: leitos de ribeiras, áreas exteriores e logradouros dos conjuntos habitacionais camarários, praias e áreas públicas.

Sumariamente, a campanha deste ano conta com um total de 270 voluntários. Paralelamente a este grupo participam também os colaboradores do Departamento de Ambiente.