O Departamento de Economia e Cultura da Câmara Municipal do Funchal, através da Biblioteca Municipal, assinala o Dia Mundial da Astronomia (15 de maio), com uma conferência online (https://www.facebook.com/Biblioteca.Municipal.do.Funchal), subordinada ao tema.

Como convidados estarão o professor Laurindo Sobrinho, Membro fundador do Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira (GAUMa) e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço da Universidade de Lisboa, e Duarte Silva, em representação da Associação de Astrónomos Amadores da Madeira. Na moderação, teremos a jornalista Cláudia Caires Sousa.

A investigação em astronomia tem vindo a notar um desenvolvimento notável, quer a nível de recursos humanos, quer a nível de capacidades logísticas e institucionais. No início da década de 80, era reduzido o número de Doutorados portugueses em astronomia. Hoje, esse número ultrapassa as quatro dezenas, sendo que a maior parte realizou o doutoramento no estrangeiro e se encontra a trabalhar em Portugal. Regista-se, ainda, um número considerável de jovens portugueses a preparar mestrado e doutoramento em astronomia.

Do ponto vista mais institucional, e a partir do meio universitário, formaram-se grupos de especialistas em astronomia o que tem permitido acolher alguns dos jovens especialistas portugueses. São disso exemplo o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL) e o Centro Multidisciplinar de Astrofísica do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (CENTRA). Constituindo grupos de menores dimensões, outras instituições de ensino superior, tais como as Universidades dos Açores, de Aveiro, da Beira-Interior, de Évora e da Madeira e o Instituto Politécnico de Bragança, contam com docentes a realizar investigação em astronomia.

É igualmente de realçar a diversidade de assuntos investigados pelos astrónomos portugueses, desde atmosferas de planetas, até aos modelos de formação do Universo, passando pela física solar, descoberta de exo-planetas, formação e evolução estelar, estudo de galáxias, etc.