Desde o momento em que foi implementado o projeto piloto inovador Ecocartão, a 8 de outubro de 2019 até janeiro de 2021, foram recolhidos um total de 24.324 Kg de resíduos de papel e de embalagens de cartão, vidro, plástico e metal, nas escolas do concelho que fazem parte desta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal do Funchal.

Segundo dados fornecidos pelo Departamento de Ambiente da Autarquia, do número supracitado,12.387 Kg (51%) dizem respeito a embalagens de cartão e papel, 11.264 Kg (46%) referem-se a embalagens de plástico e metal e 673 Kg (3%) são embalagens de vidro.

Este projeto foi criado com o intuito de incentivar a comunidade escolar a aperfeiçoar as boas práticas ambientais, no domínio da gestão de resíduos sólidos, em especial da deposição seletiva de resíduos, mas também no que toca à poupança de água, entre outros aspetos importantes, que envolvem alunos, docentes e funcionários.

O Ecocartão funciona através de um sistema de pontos que ficam acumulados em cartão, ou seja, sempre que há uma correta recolha de resíduos, é atribuído um ponto por cada quilo separado corretamente pelo estabelecimento de ensino. Esses pontos poderão, posteriormente, ser trocados por vales de serviços da Câmara Municipal do Funchal nomeadamente em material escolar, informático, desportivo, lúdico e didático, de jardinagem e de bricolage.

Para que isto seja possível, a Câmara Municipal do Funchal disponibiliza sacos reutilizáveis para a deposição seletiva dos resíduos de papel e embalagem de cartão, de vidro, plástico e metal, sendo que, no momento de recolha, os serviços avaliam a qualidade da separação dos resíduos.

Com efeito, até à data duas escolas solicitaram a troca de pontos por vouchers no valor total de 320 euros, para adquirir material de bricolage e jardim.

O Ecocartão está presente nos seguintes estabelecimentos de ensino do Funchal: Bartolomeu Perestrelo, Dr. Horácio Bento de Gouveia, Santo António e Curral das Freiras, Louros, Dr. Eduardo Brazão de Castro, Gonçalves Zarco, Dr. Ângelo Augusto da Silva, Francisco Franco e Jaime Moniz.

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, sublinha que “através deste projeto inovador a Autarquia pretende promover o compromisso dos docentes, dos não docentes e dos alunos com as boas práticas ambientais, aumentar as taxas de deposição seletiva de resíduos e de preparação para reutilização e reciclagem e reduzir a produção de resíduos indiferenciados.”

Fonte: https://www.funchal.pt