Aldeia Natal – Praça do Município

9 Dezembro, 2020 @ 15:00 - 6 Janeiro, 2021 @ 19:00

A Câmara Municipal do Funchal organiza, em parceria com a ACIF, a 5ª edição da Aldeia Natal, que decorre entre 9 de dezembro e 6 de janeiro, na Praça do Município. Mesmo em contexto de pandemia, a Autarquia envidou esforços no sentido garantir a realização, em segurança, da edição de 2020 da Aldeia Natal, oferecendo às famílias madeirenses um evento inclusivo, alegre e didático, onde todas as atenções estarão viradas para as crianças, com um calendário de atividades diárias durante toda a época natalícia.

A segurança é a prioridade da Autarquia para a realização da Aldeia Natal este ano, pelo que o espaço está adaptado às circunstância atuais, garantindo que há mais espaços desimpedidos e uma circulação mais fluída. A praça está, assim, marcada por dois amplos abrigos, com grande arejamento, sendo que as restantes estruturas têm, fundamentalmente, função decorativa e de conforto. O evento conta, ainda, com assistentes em permanência, que colaboram para que as visitas ao espaço decorram sempre em total segurança.

O mote para a edição 2020 é um tributo aos Artesãos da Aldeia, numa alusão às fábricas de brinquedos. A Autarquia promove, deste modo, o artesanato tradicional sob o tema do Natal este ano, com brinquedos feitos à mão, como os “carros de cana”, ou jogos tradicionais, como a “maca”, alguns deles desconhecidos das novas gerações.

Ao mesmo tempo que se evocam as tradições da infância de outrora, o Município procurou dar a oportunidade aos artesãos regionais de finalizarem e venderem os seus artefactos na Aldeia Natal apoiando, assim, a economia das famílias. Também o comércio local beneficiará com a realização deste que é um evento com objetivos lúdicos, pedagógicos, mas igualmente de estímulo aos empreendedores e vendedores regionais.

A Câmara Municipal do Funchal convida todos os madeirenses para que visitem a Aldeia Natal e desfrutem com os mais novos da família do diversificado programa de atividades, que recordará os melhores tempos da infância, e ainda para que colaborem com os artesãos, comprando algumas prendas de Natal. Todos os presentes deverão cumprir, de igual modo, todas as recomendações emanadas pela Autoridade de Saúde, no contexto da atual crise pandémica.

9 Dezembro, 2020 @ 15:00
Fim: