O Departamento de Economia e Cultura da Câmara Municipal do Funchal, através da Biblioteca Municipal, leva a efeito a apresentação do Livro, “As Aventuras de Herculina”, de Fernanda Gama.
O evento, que assinala o Dia Mundial do Livro, realizar-se-á na biblioteca municipal, na sexta-feira, dia 23 de abril, às 17:00h horas e será transmitido em direto através do Facebook da biblioteca (https://www.facebook.com/Biblioteca.Municipal.do.Funchal)
A apresentação estará a cargo da radialista e atriz Celina Pereira e contará com a presença do Coordenador Regional da ASPP, Comissário Adelino Camacho e do ator e encenador Sandro Nóbrega.
Fernanda Maria Gama de Nóbrega Freitas, nascida em 1967, é docente de Física e Química na Escola Secundária Jaime Moniz.
O gosto pela escrita acompanha-a desde criança, apesar de não escrever tanto como gostaria.
Considera importante o diálogo entre a ciência e as artes, tendo apresentado em 2006 na tese de Mestrado “Astronomia e Arte – Poesia, Literatura, Música e Teatro”, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Dos seus escritos, maioritariamente para amigos, constam pequenos contos, poesias reflexões e guiões para espetáculos de teatro escolar.
Tem quatro livros editados:
Ser e não Ser / Fernanda Gama – 1ª ed – [S.J]: Poesia Fã Clube, 2016
O que é Ser Feliz? / Fernanda gama; il. Bruno Gomes. – 1ª ed. [Porto]: Artelogy, 2016
Caminho sem Retorno / Fernanda Gama; 1ª ed. – [S.I]: Artelogy, 2018
As Aventuras de Herculina / Fernanda Gama – Edição Chiado Books 2019
Com esta obra, As Aventuras de Herculina, decidiu enveredar por um dos seus géneros preferidos, os policiais. A ideia surgiu e foi sendo moldada a partir de conversas mantidas com o filho que, após ter lido um dos contos com que participara num concurso, lhe sugeriu escrever algo “menos triste”. Foi ele o impulsionador, o crítico, o apoio, por vezes ativo ou apenas presença silenciosa.
O objetivo foi criar um policial ligeiro, com algum humor à mistura. O cenário é a ilha da Madeira e alguns ditos e termos e alguns ditos e termos são também madeirenses.
As personagens não são alheias à realidade em que está inserida e às pessoas que conhece, mas a obra é toda ela ficcionada.
As Aventuras de Herculina II, surgem na sequência do primeiro volume, a pedido de vários leitores, que apreciaram as peripécias da tia Herculina e se identificaram com situações, sítios e lugares comuns da ilha da Madeira.