• Este evento já decorreu.

Exposição “Acessibilidade à Informação na Educação”

21 Janeiro, 2022 @ 9:00 - 30 Janeiro, 2022 @ 17:00

No decorrer dos dias 21 e 30 de janeiro, o Teatro Municipal Baltazar Dias recebe uma exposição inclusiva, designada por “Acessibilidade à Informação na Educação: do braille e imagens táteis ao multiformato”, que terá lugar no Salão Nobre do Baltazar Dias, entre as 9 e as 17 horas. Esta iniciativa da Secretaria Regional da Educação resultou da parceria com a Câmara Municipal do Funchal. A entrada é livre e gratuita.

Esta exposição apresenta um conjunto de trabalhos realizados na área da acessibilidade à informação, que tiveram como objetivo integrar todo o público com diversidades funcionais, nas escolas da Região Autónoma da Madeira, desde os anos 80 até a atualidade.
Esta iniciativa visa dar a conhecer todo o processo evolutivo das imagens táteis, em diversas áreas, como na biologia, geografia, TIC, história, físico-química, matemática, educação física, literatura e museologia. Ao mesmo tempo, irá proporcionar às crianças um espaço reservado com livros, de autores madeirenses, em braille, imagens táteis e livros digitais com caracteres ampliados, símbolos pictográficos, leitura fácil, LGP e áudio.
Da áudio-descrição aos audioguias; das imagens táteis bidimensionais aos modelos tridimensionais; as maquetes em 3D e realidade virtual; entre outras tecnologias de apoio comummente utilizadas na adaptação de conteúdos curriculares e materiais. Uma evolução que permitiu, ao longo do tempo, integrar todas as pessoas na sociedade, independentemente das suas capacidades físico-sociais.

Marcações escolas: servicoeducativo.tmbd@cm-funchal.pt

Informações: daat.dre@madeira.gov.pt