A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Exposição “O Senhor dos Ultrajes”

Maio 31 @ 9:00 - Junho 4 @ 17:30

“O Senhor dos Ultrajes” é uma exposição de artes visuais, da autoria do artista plástico Gonçalo Ferreira de Gouveia que ocorre na Capela de Nossa Senhora da Oliveira (vulgo Capela da Boa Viagem), no Funchal, de 9 de abril a 11 de junho de 2021.

A exposição revisita um tema essencial à sensibilidade religiosa em contexto cristão. Ocorrendo naquele que será o momento mais significativo do calendário litúrgico, convida a uma reflexão apoiada num conjunto de leituras que oscilam entre a convenção e a subversão. Estas leituras, ensaiadas e plasmadas num conjunto de pinturas e objetos, culminam num processo de criação que propõe a transformação das formas, e dos modos de dar a ver, como elemento catalisador da experiência renovada das essências intuídas. Encenada no espaço de uma antiga capela, que por essa via se constitui local privilegiado de diálogo com o sagrado e um enclave adequado à reflexão, esta exposição procura responder também a esse ambiente especial, de um modo sensível e com a subtileza que requerem os tempos. Elencam esta exposição nove telas e doze painéis em relevo.

Sobre o autor da exposição
Gonçalo Ferreira de Gouveia nasceu no Funchal em 1968. Obteve o National Diploma in Fine Arts / Printmaking, pelo Crawford College in Art and Design (Irlanda) em 1991. Cursou Escultura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa entre 1986 e 1990. Licenciou-se em Artes Plásticas / Escultura pelo Instituto Superior de Arte e Design, no Funchal em 1992. Doutorou-se em Ciências da Arte – Educação Estética em 2006. Docente do Ensino Superior Artístico desde 1993, leciona atualmente na Universidade da Madeira. Expõe desde 1991, destacando-se as exposições individuais de pintura integradas nos Ciclos realizados na RAM, ‘Insulana’, em 2014; ‘Em Louvor d’Orfeu’, em 2015-16; e as exposições: ‘Balada do Arpoador’; ‘Triunfos do Menino Jesus’, que focavam temas ligados à cultura e identidade insulares, e ainda ‘São Jerónimo no Deserto’. No campo da ilustração, destacam-se o volume de poesia de imagem digital ‘Poema Circular’, e o CD-rom ‘Sensos’, em colaboração com Idalina Sardinha, em 1998 e 2004; ‘Tesouros da Ilha’, com texto de Luísa Paolinelli e coordenação científica de Cristina Trindade, em 2017; ‘Diário de Uma Aventura no Portugal Católico’, das mesmas autoras, em 2018; ‘No Mundo da Matemática’, com Carlos Marinho, Margarida Silva e Adília Gomes em 2019.

Organizador

Museu Henrique e Francisco Franco
Telefone:
291 211 090
Email:
museu.franco@cm-funchal.pt
Site:
https://www.facebook.com/museuhenriquefranciscofranco

Local

Capela da Boa Viagem
Rua da Boa Viagem
Funchal, Ilha da Madeira 9060-397 Portugal
+ Mapa do Google