A Câmara Municipal do Funchal integra, como membro fundador, a Rede Nacional de Amigos da Juventude, uma plataforma criada no final de 2020 pela Federação Nacional das Associações Juvenis, e que tem como missão consolidar a ligação e cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias locais.

A Vereadora com o pelouro da Juventude na Autarquia, Dina Letra, sublinha que “a integração nesta nova  rede de contacto e compromisso para a implementação de reais políticas de juventude vem complementar o trabalho que a CMF tem realizado nesta área, e queremos continuar a contar com a participação de todos os jovens da cidade e das entidades e associações juvenis para que, juntos, possamos elaborar estratégias concertadas e dar respostas àquelas que são as principais necessidades dos jovens funchalenses.”

A pertença a esta Rede, pioneira na conceção, implementação e avaliação de políticas locais de Juventude estruturantes e sustentáveis, eleva o atual compromisso da Câmara Municipal do Funchal com os jovens e as jovens do concelho, potenciando a criação de mais e melhores políticas amigas da Juventude, por meio da partilha de boas práticas, da criação de estratégias e da promoção de sinergias associativas e municipais, que esta plataforma encerra.

Dina Letra conclui que “acreditamos que esta nova rede, que inclui mais de setenta municípios, é potenciadora de uma abordagem inovadora na forma como o poder local deve encarar e promover as questões da participação jovem. A Câmara Municipal do Funchal, enquanto agente político, vai prosseguir o seu caminho com novas ferramentas e novas oportunidades para os jovens, ouvindo-os e envolvendo-os num conjunto de boas práticas pelas quais o Funchal se tem vindo a notabilizar a nível nacional.”

A Federação Nacional das Associações Juvenis, por meio das mais de mil associações juvenis da sua rede nacional que envolve cerca de meio milhão de jovens, prestará apoio ao Município do Funchal na criação e otimização das ferramentas de participação e dos espaços de diálogo jovem, o que se irá traduzir na dinamização de planos de ação de políticas amigas da Juventude e de projetos que se adequem às suas intenções.