O Funchal aderiu à Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um projeto que tem em vista mobilizar decisores, técnicos municipais, agentes locais e cidadãos para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos em 2015, pelas Nações Unidas na Agenda 2030.

O Município assumiu a sustentabilidade económica, social e ambiental como pilares fundamentais de governação do Executivo Municipal, e como tal o Funchal aceitou o repto que lhe foi lançado para aderir a esta iniciativa. Com a adesão a esta plataforma serão criadas sinergias para a concretização de objetivos locais com impactos globais.

Parte integrante deste projeto desde dezembro de 2020, a Câmara Municipal do Funchal é, desta forma, um dos elementos do grupo restrito de municípios que se comprometeu, de imediato, a contribuir ativamente com os desígnios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A Plataforma ODSlocal visa monitorizar a evolução dos Municípios em relação às várias metas dos ODS através de indicadores de progresso construídos a partir de informação de bases de dados nacionais e dos próprios Municípios. Pretende, ainda, mapear as práticas inovadoras e sustentáveis que tanto as autarquias como a sociedade civil e as empresas estão a implementar, e medir o seu impacto.

Após a fase de integração no projeto, segue-se uma outra importante etapa. É necessário o envolvimento dos departamentos municipais, agentes institucionais/económicos mas também dos cidadãos para que seja possível inserir os dados, projetos e boas práticas implementadas no Funchal. Nesse sentido, a plataforma ODS Local só cumprirá a sua função de catalisadora da sustentabilidade se contar com a participação ativa dos municípios e dos munícipes.