O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, apresentou, esta manhã, no Mercado dos Lavradores, o projeto “Mercado Sustentável”, a primeira de várias iniciativas da promoção do comércio sustentável com o objetivo de sensibilizar para a eliminação progressiva do consumo de plástico. O lançamento da campanha estendeu-se ainda Mercado da Penteada culminando com a comemoração do seu 32º aniversário.

Miguel Silva Gouveia distribuiu sacos de papel pelos comerciantes dos mercados municipais numa ação de sensibilização para a redução do plástico descartável que pretende ser um dos contributos do Município para a redução da pegada ecológica do Funchal. O Presidente explicou, na ocasião, que “o grande objetivo é tornar os equipamentos, os serviços, e a atividade económica mais eficientes e mais sustentáveis. Esta é uma medida integrada da estratégia de sustentabilidade para os mercados municipais para os próximos dois anos, alicerçada em três eixos, económico, ambiental e social.”

No que diz respeito à sustentabilidade económica, continuou o autarca, “já têm sido implementadas um conjunto de iniciativas e medidas que preveem a redução dos consumos energéticos como a substituição de lâmpadas tradicionais por leds, que têm permitido uma redução nos consumos globais nos Mercado dos Lavradores de cerca de 8%, também a instalação de equipamentos que permitam compensar a energia reativa e que têm um reflexo direto na fatura de eletricidade, e ainda a poupança nos consumos de água através de equipamentos mais eficientes”.

O eixo da sustentabilidade ambiental cumpre-se aliado a outros compromissos de gestão municipal como a Estratégia Municipal de Combate ao Plástico, Pacto dos Autarcas, Adaptação ás Alterações Climáticas e a Promoção do Comércio Sustentável, “e é nesse sentido que distribuímos um conjunto de sacos de papel, vincando a nossa intenção de reduzir o consumo de plástico substituindo-o por alternativas mais ecológicas como o papel e os sacos de pano. Por outro lado, a estratégia contempla também a parte social, onde reunimos esforços no combate ao desperdício alimentar, na linha nossa subscrição ao Pacto de Milão, procurando reutilizar todos os géneros alimentícios que eventualmente não sejam escoados pelo comércio”, reiterou o Presidente.

Miguel Silva Gouveia lembrou ainda que “os resultados da auditoria energética realizada ao Mercado dos Lavradores já foram convertidos na reabilitação que estamos neste momento a projetar e que ascende a 300 mil euros, cofinanciada pelo Turismo de Portugal e que irá compreender a substituição de redes elétricas, redes de água e esgotos, no fundo procurando tornar o nosso mercado num espaço mais eficiente e mais amigo do ambiente”.

A manhã dedicada aos mercados municipais terminou com a comemoração do 32º aniversário do Mercado da Penteada, onde o Presidente apelou à colaboração de “funcionários, comerciantes e clientes neste compromisso que deve ser de todos, o de contruir o futuro do Funchal mais sustentável”.