Todas as primeiras quartas-feiras de cada mês os funcionários afetos ao Departamento de Ambiente, da Câmara Municipal do Funchal, dedicam o seu dia de trabalho à limpeza de sarjetas, como foi o caso de hoje.

No Município existem cerca de oito mil sarjetas, sendo que desse número total 1.266 localizam-se na zona centro da Cidade. Nesse sentido, a monitorização e a limpeza de sarjetas e grelhas de escoamento de águas pluviais é uma prioridade do serviço de limpeza urbana, e é seguido à risca todo o extenso plano de limpezas, que decorre semanalmente no período noturno e mensalmente no período diurno.

Este tipo de trabalho é fulcral para evitar inundações, maus odores e a proliferação de pragas urbanas. Assumindo a limpeza urbana como uma prioridade, mas apelando ainda à consciencialização ambiental dos munícipes, em junho de 2020 o Departamento de Ambiente lançou a campanha intitulada “Sarjetas sem Lixo”.

O objetivo passa por lembrar que os resíduos não podem ser colocados nas sarjetas, pois estas têm como função escoar a água e não lixo, além de que os resíduos colocados no interior das mesmas serão encaminhados para o mar.

Esta limpeza é ainda reforçada sempre que as condições meteorológicas sejam mais adversas quer a nível de chuva ou vento, de modo a manter as sarjetas sempre limpas.