Prémio Maria Aurora atribui 3 mil euros aos melhores trabalhos sobre a Igualdade de Género

As inscrições decorrem até ao dia 31 de maio de 2021.

Ficha de inscrição  Regulamento simplificado   Mais informação »

A Câmara Municipal do Funchal já tem abertas as inscrições para a 7ª edição do Prémio Municipal Maria Aurora (PMMA). Assim sendo, até ao dia 31 de maio de 2021, todos os funchalenses com mais de 16 anos poderão entregar trabalhos variados sobre a temática da Igualdade de Género, habilitando-se a vencer um prémio no valor de 3 mil euros.

O galardão foi criado pela Câmara Municipal do Funchal em 2014, no sentido de perpetuar o nome de Maria Aurora, jornalista, escritora, e uma defensora incontornável dos direitos das mulheres.

Nesse sentido, Madalena Nunes, a Vereadora com o pelouro da Igualdade de Género na Autarquia, sublinha a importância desta iniciativa, que surge no âmbito de uma estratégia transversal ao Município.

“Esta ação é uma forma de continuar a perpetuar junto da sociedade civil o debate e a reflexão sobre esta temática essencial nos nossos dias” afirma Madalena Nunes, realçando que o “Funchal tem-se destacado muito, nos últimos anos, pela visibilidade que tem dado a este assunto e queremos continuar a trabalhar para viver numa cidade que respeita e valoriza o papel da mulher, sem a descriminar”.

A Vereadora alude às medidas implementadas nos últimos anos, nomeadamente a publicação de um Plano Municipal plurianual para a Igualdade, a adesão a vários protocolos nacionais, a criação do Conselho Municipal, de um Dia próprio e a indicação de uma Conselheira Municipal, cargo desempenhado atualmente por Guida Vieira, medidas “que nunca são demais, porque ainda temos um caminho a fazer até atingirmos patamares dignos de uma sociedade evoluída neste capítulo.”

A submissão de trabalhos poderá ser feita até dia 31 de maio e o vencedor, ou vencedores, serão distinguidos na Semana Municipal da Igualdade, outro dos eventos anuais que marca o calendário municipal sobre esta temática. Todos os candidatos ao PMMA devem apresentar uma ficha de inscrição disponível no sítio da Autarquia, em simultâneo com a entrega do projeto, que tem obrigatoriamente de ser entregue sob pseudónimo, num sobrescrito opaco fechado. Estes devem ser entregues nos Paços do Concelho, mais especificamente, na Divisão de Desenvolvimento Social, ou remetidos via postal.

Os participantes no PMMA têm liberdade total para submeter trabalhos de diferentes formatos, nomeadamente estudos, investigações, reportagens, curtas-metragens, brochuras, livros ou vídeos, entre outros. A Autarca destaca ainda que “são aceites quase todo o tipo de trabalhos dentro desta temática, e reforça que a criatividade, a irreverência e a utilização de novas ferramentas de comunicação são bem-vindas.”

Madalena Nunes conclui que “o Funchal tem mantido uma postura firme na promoção da igualdade e no combate à discriminação, segundo diretrizes que não se cingem à promoção de iniciativas de sensibilização, mas visam, em especial, criar uma plataforma de diálogo entre a sociedade civil, munícipes e demais entidades. É através desta mobilização contínua que acreditamos ser possível precipitar as mudanças que se impõem no campo da Igualdade de Género.”