O Projeto “Mercado Sustentável”, dinamizado pela Autarquia, já distribuiu 10000 sacos de papel reutilizáveis nos mercados municipais, onde foram também distribuídos ‘flyers’ explicativos com o intuito de sensibilizar para a eliminação progressiva do uso do plástico descartável e com isto contribuir, assim, para a redução da pegada ecológica.

Estas são algumas das medidas concretizadas no âmbito desta campanha, cujo objetivo principal é incrementar a sustentabilidade ambiental, económica e social do Mercado dos Lavradores e do Mercado da Penteada, tornando estes espaços mais eficientes e sustentáveis.

Outra medida concretizada versa sobre a iluminação eficiente. Com efeito, através da substituição de lâmpadas tradicionais por leds, é possível obter uma redução nos consumos globais de cerca de 8%.

De acordo com a Divisão dos Mercados Municipais, foi ainda realizada uma auditoria energética, da qual surgiram boas práticas e ainda novas medidas a implementar.

Neste âmbito, Miguel Silva Gouveia, presidente da Câmara Municipal do Funchal, lembra que “os resultados da auditoria energética realizada ao Mercado dos Lavradores já foram convertidos na reabilitação que está a ser projetada e que ascende a 300 mil euros, cofinanciada pelo Turismo de Portugal e que irá compreender a substituição de redes elétricas, redes de água e esgotos, para tornar o nosso mercado num espaço mais amigo do ambiente”.

O Projeto “Mercado Sustentável” está em linha com os princípios preconizados noutros instrumentos de gestão municipal, como é o caso da Estratégia Municipal de Combate ao Plástico, Pacto dos Autarcas, Adaptação às Alterações Climáticas, Promoção do Comércio Sustentável, entre outros.

As medidas previstas no projeto incidem sobre os seguintes eixos: edifício e equipamentos, serviços e atividade comercial.