Esta campanha tem como principal objetivo promover a reciclagem no Funchal.

A Câmara Municipal do Funchal já entregou gratuitamente 43 ecopontos de 50 litros (222 contentores no total) e 31 ecopontos de 120 litros (93 contentores no total) a 74 famílias com fracos recursos financeiros do concelho, no âmbito do projeto “Vamos Todos Reciclar”.

Esta iniciativa engloba também a comunidade escolar, sendo que já foram entregues 366 ecopontos de 50 litros (1.098 contentores no total) e 139 ecopontos de 120 litros (417 contentores no total), em 73 estabelecimentos de ensino.

O projeto “Vamos Todos Reciclar” tem como principal objetivo promover a reciclagem de resíduos, através da distribuição gratuita dos vários contentores do ecoponto, nomeadamente de papelões, embalões e vidrões, de modo a que todos possam contribuir para a Sustentabilidade Ambiental, uma das prioridades que norteiam a gestão deste Executivo Municipal.

Idalina Perestrelo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Funchal, que tem o pelouro do Ambiente e Alterações Climáticas, sublinha a importância desta campanha orientada para a reciclagem, e congratula os funchalenses por estarem cada vez mais conscientes da importância da separação de resíduos.

“Os munícipes não só têm reciclado mais, como estão cada vez mais educados para aquilo que devem e podem reciclar”, explica a autarca.

Com efeito, esta medida permite que os munícipes que não tinham aderido ao sistema de recolha porta a porta, por dificuldades financeiras, possam agora fazê-lo e oferece à população um serviço mais cómodo e eficaz, incentivando à adesão da separação de resíduos.

Através deste projeto é possível, assim, diminuir a quantidade de resíduos indiferenciados encaminhados para incineração e o aumento da quantidade de resíduos encaminhados para a reciclagem, com um impacto positivo na taxa de reciclagem do Município e consequentemente da Região Autónoma da Madeira.

O valor total deste investimento municipal ascende a cerca de 437 mil euros, sendo cofinanciado em 85% pelo POSEUR, e estão a ser entregues gratuitamente, aos agregados familiares com menores possibilidades, um total de 1.180 ecopontos domésticos, isto é, conjuntos de três contentores (papelões, embalões e vidrões), e ainda os munícipes que possuem habitações com jardins ou hortas, um total de 4.000 compostores, para deposição seletiva de resíduos orgânicos.

Aqui pode encontrar mais informações sobre a campanha “Vamos Todos Reciclar”